12 formas garantidas de ter o seu computador infectado.

Estes são alguns péssimos hábitos praticados pela maioria dos usuários, que podemo colocar em risco a segurança do computador:

1. Ignorar Atualizações do Sistema Operacional

windows_update

Deixar de fazer as atualizações do sistema operacional, bem como dos demais softwares como Java, Office, Flash etc. é uma maneira bem fácil de deixar sua máquina vulnerável. A maioria das atualizações visa justamente corrigir falhas de segurança, portanto ignorar estas atualizações é manter seu computador exposto a virus e hackers.

2. Colecionar Versões Antigas de Programas

software_velho

 Não adianta muito atualizar o sistema operacional e os programas principais como Office e Flash, se você mantem instalado outros programas em versões bem antigas. Muitos softwares não fazem auto-atualização, então verifique na lista dos programas instalados se já existem versões atualizadas!

3. Desabilitar o “UAC” do Windows

windows_uac

O recurso “UAC” do Windows pode ser chato as vezes – quando você precisa instalar algo ou fazer uma tarefa mais específica o Windows abre uma janela perguntando se deseja realmente fazer tal operação. Muitos usuários caem na tentação de desativar o UAC, para deixar de receber os avisos. Sem o UAC você você diminui as chances de ficar sabendo se um programa malicioso está atuando em seu computador.

4. Duplo Clique em TUDO

duplo_clique

Duplo-clique do mouse em tudo! Um anexo no email? Duplo-clique. Um ícone que apareceu no desktop? Duplo-clique. Uma música chamada sucesso.exe? Duplo-clique. Pratique o duplo-clique! Quanto mais duplo-clique em tudo que você vê, mais chance de pegar um vírus ou trojan.

5. Download, download e download!

downloads

Quando encontrar uma página com vários links de download, clique em todos eles. Não se preocupe em saber qual é o link correto do arquivo que você deseja baixar. Na dúvida faça download de tudo. Garantido de baixar um malware.

6. Pirataria, cracks e keygens

keygen

Uma prática comum, procurar numero de series piratas, ativadores de softwares, keygens, nulleds – em boa parte dos casos você faz o download e junto vem um malware, trojan ou algo parecido. A maioria dos sites que hospedam este tipo de material são vetores de contaminação.

7. Encurtadores de URL (shortlinks)

url-shortening

Acreditar em todos os shortlinks que receber (bit.ly, migre.me e similares). Sair clicando em todos os shortlinks é perigoso. Se não sabe a origem de um shortlink verifique-o em serviços como http://longurl.org/

8. Rede WiFi Aberta e Insegura

redewifi

Deixar sua rede Wifi aberta é legal né? Ajudar os vizinhos. Há quem ainda use redes com WEP. Certifique-se de manter sua rede Wifi fechada com técnica atualizada de criptografia.

9. Navegar na WEB usando conta de Administrador

adminwindows

Caso comum: usar o Windows o dia todo com o usuário Administrador. Muitos malwares falham quando tentam entrar no seu computador ao se depararem com um usuário comum do Windows. Mas ficar navegando com o usuario Administrador do Windows é facilitar a vida dos virus.

10. Continuar usando Windows velho

windowsxp

Há quem ainda use Windows de anos e anos atrás. O Windows XP ainda é campeão. Só que Windows XP vai ser descontinuado de vez pela Microsoft em abril de 2014. Em breve o Wndows XP não vai mais receber atualizacões de seguanca. Se um hacker descobrir uma falha no Windows XP, depois de abril/2014 esta falha não será corrigida pela Microsoft.

11. Usar a mesma senha em todos os lugares

senha

Esta é boa: para diminuir a segurança utilize a mesma senha para tudo: email, gmail, servidor, jogos, site, skype – use a mesma senha! Assim fica mais fácil para o hacker. Basta a sua senha ser exposta uma única vez e pronto, está mais fácil… para o hacker. Se tem preguiça procure usar serviços gratuitos como o Lastpass.

12. Não utilizar um anti-virus

antivirus

Tem gente que abre mão do anti-virus, mesmo existindo diversas opções gratuitas. Não há desculpa para não utilizar um anti-virus. Por mais que você pense que sabe tudo, que não entra em sites perigosos – pode acontecer de um site legitimo e famoso ser infectado, não é impossível – e nesta situação seu computador estaria infectado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*