Nova versão do Webmail Horde, com suporte a dispositivos móveis.

Finalmente a cPanel decidiu atualizar o HORDE WEBMAIL para a versão mais atual e completa, que tem uma interface bem melhor e oferece também uma interface específica e otimizada para smartphones e tablets.

O HORDE conta com webmail, calendário, agenda, gerenciador de tarefas, gerenciador de contatos e notas.

Em todos os nossos servidores compartilhados (hospedagem e revenda) a nova versão do HORDE já está disponível.

Confira como ficou a versão WEB do novo HORDE:

Horde Principal
Webmail Horde – Principal
(clique para ampliar)
Horde Agenda
Horde – Calendário e Agenda
(clique para ampliar)
Horde Tarefas
Horde – Gerenciador de Tarefas
(clique para ampliar)

E assim ficou a versão MOBILE:

Horde Mobile 1
Horde Mobile – Aplicativos
(clique para ampliar)
Horde 2
Horde – Pastas de Email
(clique para ampliar)
Horde 3
Horde – Caixa de Entrada
(clique para ampliar)
Horde 4
Horde – Nova Mensagem
(clique para ampliar)

WordPress 3.7 lançado, com auto-update!

Esta semana o WordPress 3.7 foi lançado, e a grande novidade é o sistema de auto-update, ou seja o seu WordPress vai se atualizar sozinho. Isso é algo excepcional para melhorar a segurança do seu blog.

Encorajamos a todos os nossos assinantes que utilizam o WordPress: atualizem suas instalações do WordPress para 3.7, isso será de grande benefício para todos.

Wordpress 3.7

Cuidado com o golpe dos sites que alteram boletos bancários

alerta_boleto

Nos últimos dias observamos dois casos de clientes da Mindnet que caíram neste golpe:

Sites falsos que geram um novo boleto com vencimento atualizado, para facilitar o pagamento – mas na verdade o boleto é gerado de tal forma que o dinheiro vai parar na conta do golpista.

Saiba mais CLICANDO AQUI.

Se você precisa pagar um de nossos boletos bancários que já venceu, não tem problema – basta abrir o mesmo link que está na fatura e o vencimento será atualizado automaticamente – ou então nos solicite uma segunda-via.

Mas não utilize serviços de terceiros para gerar um novo boleto – evitará assim cair em um golpe – onde o seu pagamento será desviado para uma outra conta bancária, que não é da Mindnet.

Este golpe pode funciona em qualquer boleto bancário – de qualquer empresa.

 

Seu programa de email só recebe mas não envia mensagens?

Já faz algum tempo que os provedores de acesso a Internet de todo o o Brasil, estão fechando a porta 25/SMTP para diminuir a ação do SPAM.

Um acordo entre os provedores prevê o bloqueio da porta 25, forçando os usuários a utilizarem a porta 587 para o envio de mensagens.

Este artigo fala mais sobre o acordo: http://antispam.br/porta25/

bloqueio da porta 25, use a porta 587

Mas como isso afeta o seu programa de email? Simples: por padrão os programas de email (como Outlook, ThunderBird etc) usam a porta 25 para conectar no servidor de envio de mensagens (SMTP).  Como esta porta está sendo fechada pelos provedores, chega a um ponto que você não consegue mais enviar emails, só receber.

Se isso acontece com o seu programa, a solução é alterar as propriedades da conta de email, e na seção SMTP mudar a porta de conexão de 25 para 587.


 

Plugins de segurança para o WordPress

O repositório do WordPress contem bons plugins de segurança, que monitoram a sua instalação do WordPress buscando atividades maliciosas e suspeitas. Estes são alguns plugins que recomendamos:

EXPLOIT SCANNER – Verifica os arquivos do seu WordPress e os posts, e mostra o que pode conter código malicioso. Links de spam podem estar escondidos em seus posts usando CSS e IFRAMES, e este plugin detecta este tipo de atividade.

WORDFENCE SECURITY – É um plugin poderoso, que você deve ter. Ele compara os arquivos do seu WordPress com a distribuição original, qualquer modificação é detectada. Além disso ele bloqueia usuários após X tentativas de login erradas.

WORDPRESS SENTINEL – Outro plugin útil que monitora os arquivos do seu WordPress e alerta quando um arquivo é adicionado, alterado ou apagado.

WP NOTIFIER – Excelente plugin, ele te avisa quando saírem atualizações do WordPress, temas e plugins. Assim você não perde as atualizações e mantem seu blog sempre atualizado.

VIP SCANNER – Este plugin de segurança faz uma varredura nos templates do seu blog e alerta qualquer problema encontrado. Também detecta propaganda injetada em seus posts.

Vale a pena investir alguns minutos e instalar plugins de segurança no seu WordPress. Infelizmente os casos de ataques a sites com WordPress são comuns.

Ganhadores do sorteio Mindnet e BR-LINUX

No mês de outubro fizemos uma campanha junto ao site br-linux.org e sorteamos para os leitores deste site, 10 contas anuais do plano de hospedagem MIND#2.

Este foram os ganhadores:

Alexandre Umino
Bruno Furtado
Fabio H. de Souza
German Sachelaride
Italo do Monte A. Queiroz
José E. de Carvalho Júnior
Moises P. Santos
Willian I. Amano
Gabriel Ozaki
Eduardo M. da Silva Júnior

Parabéns aos ganhadores, usufruam da hospedagem!

Oferta Mindnet: novos clientes ganham assinatura de revista da Editora Abril

Lançamos hoje nova campanha de captação: novos clientes da Mindnet em serviços selecionados recebem gratuitamente uma assinatura trimestral de algumas das revistas da Editora Abril.

Serviços da Mindnet que participam desta campanha:

– Qualquer plano de hospedagem (com pagamento trimestral ou semestral);
– Qualquer plano de revenda;
– Plano de servidor VPS;

Não é sorteio, se é novo cliente da Mindnet de um dos serviços listados acima, ganha a assinatura.

Poderá escolher revistas como Quatro Rodas, INFO, Playboy, Boa Forma, Nova, Super Interessante no total de 25 opções de revistas.

Confira todos os detalhes desta oferta aqui:

http://mindnet.com.br/?sec=assinatura

Mindnet Assinatura Gratis Revista Abril

Multiplos emails de contato + Lembrete por SMS

Não é novidade o que vamos falar agora, mas muitos assinantes desconhecem dois recursos bastante úeis, no gerenciamento da assinatura e faturas.

MULTIPLOS EMAILS DE CONTATO
Além do email principal onde você recebe as faturas, você pode cadastrar outros emails secundários – assim receberá cópia das faturas e comunicados da Mindnet em todos os seus emails, ou da sua equipe.  Recomendamos que o assinante cadastre pelo menos dois endereços de email, para não perder as nossas mensagens.

LEMBRETE POR SMS
Informe o número do seu celular e receba gratuitamente um SMS no dia do vencimento de cada fatura. Forma prática de você não esquecer o dia do vencimento e manter sua assinatura em dia.  Este mesmo lembrete também pode ser enviado por email.

Então? Quer adicionar mais emails ou ativar lembrete por SMS? Basta nos escrever a partir do seu email cadastrado (na assinatura) e configuramos sua conta.

Nossas pequenas ferramentas…

Diante das necessidades dos nossos assinantes, com pedidos e duvidas frequentes em nosso suporte, acabamos por disponibilizar algumas ferramentas – todas gratuitas e que podem ser utilizadas por qualquer um, seja cliente da Mindnet ou não.

Uma das primeiras ferramentas que disponibilizamos foi para testar a complexidade de uma senha, é bem simples: você entra no site da ferramenta, digita a sua senha e imediatamente fica sabendo se a senha é segura ou não.

Estas são as ferramentas online que disponibilizamos:

ENVIODEARQUIVO.COM.BR – Em vez de enviar o arquivo em anexo no email, você pode enviar o arquivo para o servidor e depois enviar para o seu contato somente o link para download. Isso evita lotar a caixa postal dos seus amigos e clientes.

TESTEDESENHA.COM.BR – Digite a senha que você usa ou pretende usar e o sistema analisa a senha, conferindo se você está usando uma senha complexa e segura o suficiente. Quanto mais pontos melhor!

EMAILTEMPORARIO.COM.BR – Em vez de divulgar seu verdadeiro email em sites duvidosos, você pode gerar um email que só dura 15 minutos, e receber mensagens neste email. Ideal para fazer cadastros sem revelar seu email verdadeiro, assim voce evita spam.

FTPWEB.COM.BR – Este é um cliente de FTP via WEB. Em muitas empresas não é permitido o uso de FTP, então este site quebra-o-galho, você pode conectar no FTP da sua conta usando o navegador.

Não é preciso se cadastrar, nem pagar. Basta visitar o site da ferramenta e usar.

Bom proveito!

Estamos migrando para o CloudLinux

Estamos migrando para o CloudLinux!

Durante as próximas semanas vamos migrar o sistema operacional dos servidores compartilhados para o CloudLinux. Segue a lista dos servidores e as datas de migração:

GRAGOATA – Já foi migrado
VITAL – Já foi migrado
INGA –  29/09/2012 – Já foi migrado
BOAVIAGEM – 06/10/2012 – Já foi migrado
ICARAI – 13/10/2012 – Já foi migrado
ITAIPU –  20/10/2012

Estes servidores são os que hospedam planos compartilhados (MIND#) e planos de revenda (REV#).

Na prática isso não afeta os recursos oferecidos em cada plano, o que está sendo alterado é o sistema operacional do servidor, já o painel de controle e softwares adicionais (como construtor de sites) não são afetados e permanecem a mesma coisa.

Servidores VPS neste momento não podem receber o CloudLinux, pois este sistema não é compatível com o Virtuozzo, que é a máquina virtual utilizada em nosso servidores VPS. Já os servidores dedicados são compatíveis – se você tem um dedicado conosco poderá fazer o upgrade para o CloudLinux, neste caso entre em contato conosco.

Mas o que é o CloudLinux e porque a mudança?

Em um servidor de hospedagem, não há limites de utilização para cada usuário. Claro que há coisas que é possível limitar (espaço em disco, tráfego mensal, memória do PHP etc), mas não são estes os limites que quando extrapolados causam problemas no servidor. A maioria dos problemas de recursos vem do abuso de uso da CPU (capacidade de processamento), utilização intensa de disco (I/O) e acessos simultâneos.

Sem o CloudLinux isto é um  jogo de gato e rato. Quando ocorre um problema de sobrecarga no servidor, o nosso monitoramento alerta o suporte técnico, que por sua vez entra no servidor, localiza o usuário que está causando a sobrecarga e suspende a atividade problemática. Durante este tempo o servidor pode ficar lento e afetar todos os sites hospedados. O CloudLinux muda o  jogo, não somente para o usuário como para nós.

Então veio o CloudLinux.  O CL cria um ambiente isolado virtual para cada site hospedado no servidor compartilhado, e nos permite limitar a quantidade de recursos que cada site poderá usar, como CPU, uso de disco (I/O), memória, quantidade de processos. Com isso não é mais possível um único site monopolizar todo o servidor, prejudicando as demais contas.  Este sistema trás um monte de benefícios, tanto para os usuários como para a empresa de hospedagem. Haverá menos problemas de sobrecarga, menos interrupções do serviço e o mais importante: a maioria dos usuários permanecerá com boa velocidade de processamento disponível.

O meu site será afetado?

Felizmente para nós (e provavelmente para você), o lado negativo do CloudLinux afeta somente uma pequena parcela (quando existente) dos usuários. Mas quem são estes usuários?

Estes são os usuários com sites que causam problemas no servidor, muitas vezes monopolizando todo o processamento da máquina. Na maioria dos casos são assinantes que passam por uma das situações:

– Tem um site com um script mal-programado que consome exageradamente os recursos do servidor;
– Tem um site com centenas de visitas simultâneas, que não deveria estar em uma hospedagem compartilhada;
– Tem um site sofrendo ataque do tipo DoS, brute-force e similares;

Quando uma situação deste tipo ocorrer, o site atingirá os limites de utilização do servidor e o CloudLinux automaticamente irá impor limites para este site, não deixando que a conta tome conta de todo o servidor, criando uma sobrecarga. Você pode pensar que o CloudLinux vai deixar seu site lento, mas isso não é verdade. A realidade é que agora sites que abusavam do serviço de hospedagem compartilhada, não conseguirão mais sobrecarregar o servidor e isso é benefício para quem está usando o serviço corretamente.

O serviço de hospedagem compartilhada é baseado na seguinte premissa: pega-se um servidor dedicado e divide-se os recursos deste servidor para vários sites. Isso permite obter um serviço de baixo custo, já que o alto custo de um dedicado está sendo dividido entre vários sites. Claro que não é justo quando alguém paga por uma fração deste servidor dedicado e usufrui da máquina 100%.

Um exemplo comum que acontece com frequência:  um site começa pequeno, com poucos visitantes. O proprietário gerencia bem o site, faz divulgação etc – depois de 1 ano este site vira um sucesso e começa a ter dezenas de milhares de visitantes por dia.  Provavelmente este site não pode ficar mais em uma hospedagem compartilhada, não é a infra-estrutura correta. Este site já demanda uso intensivo da CPU, de banco de dados, de operações de disco – e certamente não vai usar somente a “fatia” dele em uma máquina compartilhada. Com o CloudLinux este site começará a ser limitado (ficará lento) e o usuário será alertado no painel de controle desta situação.

Como consulto o consumo do meu site?

No painel de controle da sua hospedagem (cpanel), você vai encontrar o ícone “USO DOS RECURSOS”:

Ao clicar nesta função, vai abrir um resumo das ultimas 24 horas de consumo da sua conta, parecido com este abaixo:

No exemplo acima, o site foi limitado nas últimas 24 horas, por atingir os limites de utilização.  Os limites foram atingidos 5 vezes no período de 24 horas.  Por enquanto não há tradução para o módulo CloudLinux no cpanel.  Clicando em DETAILS (detalhes) você pode ver a utilização detalhada:

Nos detalhes você vai encontrar 5 gráficos:  Uso de CPU, Uso de memória Virtual, Uso de memória Física, uso de disco I/O e quantidade de processos simultaneos. Você pode mudar o período de visualização dos dados, entre última hora, dia, semana etc.

 

Consulte o consumo do seu site sempre que desejar – se ocorrer da sua conta ficar consumindo muitos recursos constantemente, nossa equipe irá entrar em contato com você e explicar a situação e estudaremos juntos uma solução.
Se você quer saber mais sobre o CloudLinux

Além do site oficial (http://www.cloudlinux.com/)  você pode nos escrever para obter mais informações sobre este sistema.