Não consegue mais usar sua senha?

Alguns de nossos clientes vem observando que o painel de controle não está mais aceitando suas senhas “tradicionais”, tanto para o usuário de cpanel/ftp como para as contas de email.

O que mudou?
Acontece que aumentamos a exigência da complexidade da senha. Até hoje o servidor aceitava senhas com 50 “pontos” de complexidade (numa escala de 0 a 100) – agora configuramos para exigir uma senha que consiga pelo menos 80 “pontos” na análise de complexidade.

Esta regra vai exigir que as senhas digitas por você, sejam mais complexas de forma a evitar fácil adivinhação ou descoberta mediante ataques do tipo brute-force (saiba mais aqui). Em outras palavras, se você tentar cadastrar uma senha do tipo “meunome” ou “123mudar” não vai funcionar.

– “Mas a conta é minha e eu uso a senha que eu quiser!”
Alguns usuários escrevem para o nosso suporte, com este argumento. Em um raciocínio rápido o usuário pode concluir que se o hacker descobrir a senha dele, somente ele será prejudicado, certo? Errado.

Não podemos esquecer que o servidor é compartilhado. Estas regras de senhas são para servidores compartilhados, onde o seu site divide o servidor com outros sites.

Se o hacker descobrir a senha do seu email ou da sua conta de hospdagem, ele poderá fazer coisas como:  enviar spam/virus usando o seu dominio e email, colocar um site falso no seu domínio e outros golpes. Isso feito, prejudica todo o servidor – não prejudica somente o usuário que utilizou a senha “amor123”. Um spam sendo enviado do servidor, pode levar a inclusão do IP do servidor em listas-negras anti-spam, causando transtorno para todos os dominios hospedados na máquina.

Fazendo uma analogia bem simples, usar uma senha fraca em um servidor compartilhado, é o mesmo que distribuir cópias da chave da portaria do condomínio onde você mora. Se o ladrão entrar usando sua chave, poderá prejudicar todo mundo.

É por isso que precisamos proteger você da sua senha fraca. E isso fará bem de forma geral, se você se acostumar a usar senhas mais seguras em todos os serviços online, terá menos chance de ter problemas.

– “Mas eu estou acostumado com a senha brasil2012, e agora?”
Claro que muita gente tem dificuldade em decorar senhas, e acaba por querer usar senhas simples, que são práticas. Práticas, mas não seguras. Se você tem uma senha simples, poderá adicionar alguns caracteres especiais e torná-la um pouco mais segura, veja alguns exemplos de como fazer isso:

Senha simples: brasil2012 – senha melhorada: Brasil@2012@
Senha simples: 123amor – senha melhorada: 123!!amor##
Senha simples: fulanoefulana – senha melhorada: EUmaisELA@1973

É simples! Basta um pouco de criatividade, adicionar alguns caracteres especiais no meio e pronto – a sua senha predileta fica um pouco mais segura.

Experimente combinações em nosso site TESTE DE SENHA, basta digitar a senha e o site calcula na hora o grau de complexidade.

Mas se você quer cuidar mesmo da sua segurança virtual, e usar senhas complexas sem se preocupar em lembrar, sugerimos então usar um gerenciador de senhas, leia este artigo aqui ele explica como usar um gerenciador de senhas online, de forma segura.

Se quer saber mais sobre a necessidade de ter senhas seguras, recomendamos a leitura deste artigo aqui.

Conclusão
Use senhas mais seguras. É melhor para você, para suas informações, para sua vida pessoal e da sua empresa. A Mindnet configurou esta exigência de senhas complexas para ajudar ambos os lados, você especialmente.

Se encontrar dificuldade em gerar senhas para a sua conta, procure o nosso suporte.

 

Deixe uma resposta