REDIRECIONADOR DE EMAIL
Este é um recurso sub-utilizado pela maioria dos usuários! O uso comum é para “apenas” redirecionar as mensagens de um endereço para outro – OK é válido, mas existem outras formas de aproveitar mais esta função – vamos conferir todas:
Redirecionar email. É o básico, se uma mensagem chegar para pessoa1@omeusite.com.br então a mensagem é re-enviada para pessoa2@omeusite.com.br. O destino pode ser um email externo ao seu domínio.
Email descartável. Para que sair divulgando seu email real (o permanente) se você pode criar apelidos para o seu email? Imagine que seu email é nome@omeusite.com.br, se você utilizar este email para fazer cadastros em sites “obscuros” ou naqueles sites que exigem cadastro só para você pegar uma informação simples está arriscado a você começar a receber spam.
Então uma dica é criar um email descartável que redireciona para o seu email permanente. Você pode criar algo como temporario@omeusite.com.br que redireciona para o seu email normal. E vai utilizar temporario@omeusite.com.br a vontade na internet, para coisas não importantes. Quando este endereço começar a receber muito spam (e vai receber…) basta excluir o redirecionamento e criar outro!
Grupos de email. Esta é outra forma de utilizar esta função. Talvez você queira criar uma caixa postal central que redistribui as mensagens para outras pessoas – um grupo. Vamos a um exemplo, você quer criar um grupo onde participam pessoa1@omeusite.com.br e pessoa2@omeusite.com.br. Como fazer? Simples: crie um redirecionamento de grupo@omeusite.com.br para pessoa1@omeusite.com.br e depois crie outro redirecionamento igual, alterando apenas o destino que será pessoa2@omeusite.com.br.
CRIANDO UM REDIRECIONAMENTO DE EMAIL
Procure no cPanel a função “Encaminhadores” na seção de email. Esta função pode ter outro nome de acordo com o tema, idioma e estilo configurado em seu cPanel.
Achou a função agora clique no ícone e o cPanel vai trazer a interface para você cadastrar e gerenciar seus redirecionamentos de email.
Você vai observar que existem duas funções:
Adicionar Encaminhador – É a função mais utilizada, para criar redirecionamento de um endereço para outro.
Adicionar Encaminhador de Domínio – Esta função redireciona qualquer mensagem enviada de um domínio para outro. Não vamos cobrir o funcionamento desta função neste tutorial.
Clique então no botão ADICIONAR ENCAMINHADOR e uma nova tela será exibida.
Basta preencher o nome da caixa postal de origem e informar o endereço de destino.
Esta função do cPanel oferece opções avançadas e muitas possibilidades de uso, sendo muito útil em diversas situações.