Loading...

VERIFICAR USO DE DISCO

CONSULTAR USO DE DISCO

Convém monitorar regularmente a utilização de disco da sua conta, mesmo que haja espaço sobrando é bom acompanhar o espaço ocupado pelo site, emails e bancos de dados.

É uma boa prática porque quando ocorrem problemas normalmente o espaço em disco é afetado. Um exemplo: um usuário de email deixa de usar a caixa postal, mas o endereço é muito popular e recebe novas mensagens todos os dias. Resultado: o espaço em disco vai diminuindo devido ao acumulo de mensagens e talvez mensagens importantes não estejam sendo lidas. As vezes o relatório de uso de disco revela problemas inesperados.

Para ver o relatório vá no cPanel da sua conta e procure o ícone USO DE DISCO, o nome da função pode variar de acordo com o idioma, estilo e tema configurados no cPanel.

Ao entrar na função o cPanel vai calcular o espaço utilizado, poderá levar alguns minutos de acordo com espaço ocupado em sua conta e quantidade de arquivos e emails. Após o processamento será apresentado o relatório:

O relatório vai mostrar todas as pastas da sua conta, algumas são pastas do sistema e em condições normais não devem ocupar muito espaço.

As pastas mais importantes para você são:

MAIL – Todas as mensagens (emails) são armazenadas nesta pasta.

PUBLIC_HTML – É a pasta base do site, todos os arquivos do seu site (html, imagens, php etc) estão armazenados aqui.

MYSQL – Guarda todos os bancos de dados MySQL da sua conta.

Logo abaixo desta lista aparece o total de espaço ocupado e qual a cota de disco da sua conta.

Se quiser detalhar ainda mais o uso de disco, pode usar o navegador que tem abaixo desta seção, navegando pelas pastas você pode ver espaço ocupado pelas sub-pastas.

DICA: Se você remover arquivos ou emails para liberar espaço em disco talvez o relatório não mostre a diferença imediatamente. Por características técnicas do sistema de cálculo de cotas pode levar algumas horas para esta função exibir alterações recentes.

2018-06-27T23:37:54+00:00